As gravações aqui incluídas foram feitas cá em casa, com recurso a tecnologia amadora. Muitas das vezes eu gravo a voz e todos os instrumentos mas, noutros casos, tenho a sorte de ter amigos que se juntam a mim para dar corpo a cada um desses projectos. Aquilo que aqui se apresenta é uma pequeníssima selecção de muitas centenas de gravações gravadas nas últimas décadas. A ordem com que são apresentadas não tem qualquer intenção (nem cronológica nem de preferência).
O símbolo 💖 marca as gravações que estão no topo das minhas preferências.
Para ouvir, clicar na imagem de cada gravação ou link correspondente.
CLICAR NA IMAGEM PARA OUVIR
💖 QUEM SABE ISSO QUER DIZER AMOR | Gravado cá em casa. Voz e piano por Carlos Gouveia. "Quem sabe isso quer dizer amor" é uma canção original dos irmãos brasileiros Márcio e Lô Borges, gravada pela primeira vez em 2003. Foi popularizada na voz de Milton Nascimento. Uma das canções mais bem construídas de que tenho conhecimento. (oiçam com phones para aproveitar todos os detalhes).
CLICAR NA IMAGEM PARA OUVIR
PAISAGEM COM MAR AO FUNDO | Gravado cá em casa. Uma composição minha.
Há algum tempo atrás uma parte desta melodia nasceu-me na cabeça e, insistentemente, foi ganhando forma e complexidade. Com base numa progressão harmónica complexa que tenta fugir à vulgaridade, "Paisagem com mar ao fundo", conseguiu sair de dentro da minha cabeça e passar para esta gravação de que gosto muito. Desculpem lá a falta de modéstia. Oiçam com phones para se aperceberem de todos os pormenores da orquestração.
CLICAR NA IMAGEM PARA OUVIR
💖 HARVEST MOON | Gravado cá em casa. Alguns dos elementos da ORIGINAL WEDNESDAY BAND gravaram nos últimos dias, com a minha direcção musical, a fantástica canção "Harvest Moon" de Neil Young. O Francisco Moreira tocou ukulele, fez coros e gravou o fabuloso solo de harmónica; o José Silva Pires gravou coros, tocou guitarra de 12 cordas e esmagou com um solo de guitarra elétrica, daqueles que são seu hábito; o Luis Pereira, gravou coros e tocou baixo como é costume, de arrasar; o Pedro Leitão gravou coros, guitarra e a voz principal, reinventando muitos detalhes da canção. Eu gravei o piano, fiz o arranjo, a direcção musical, a gravação e a pós produção e o video. O maior prazer nem foi chegar a este resultado que me enche de orgulho. O melhor mesmo, foi usufruir da companhia e da cumplicidade dos meus amigos. Oiçam com phones para poderem aproveitar todos os detalhes.
Participantes:
Pedro Leitão, Luis Pereira, Jóse Silva Pires e Carlos Acciaioli de Gouveia
CLICAR NA IMAGEM PARA OUVIR
INSENSATEZ | de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, na década de 1960... aqui, numa versão com voz e todos os instrumentos por Carlos Acciaioli de Gouveia. para comemorar o regresso da minha Di Giorgio. Oiçam com phones para apreciar todos os detalhes. Gravado em 2016.
CLICAR NA IMAGEM PARA OUVIR
💖 "CANÇÃO DE ALTERNE" | Versão gravada cá em casa neste mês de Março de 2022.
Voz, arranjo e todos os instrumentos por Carlos Gouveia.
"Canção de Alterne" é uma canção de Carlos Tê e Rui Veloso.
Oiçam com headphones, fica muito melhor.
CLICAR NA IMAGEM PARA OUVIR
SONETO DA VIAGEM A MARTE | Gravado cá em casa. Voz, guitarras, baixo, pianos, teclados e percussão, tudo gravado por mim. "Soneto da Viagem a Marte" é um poema de Sidónio Muralha, musicado por A P Braga. Esta minha versão é uma pequeníssima homenagem ao sofrimento do povo ucraniano, vítima da violência selvagem e criminosa dos exércitos ao serviço de Putin. Espero que um dia próximo, como diz o poeta "a vida, ao sabor dos dias lúcidos / se esqueça dos selvagens que nós fomos". (oiçam com phones para aproveitarem os detalhes)
CLICAR NA IMAGEM PARA OUVIR
CHANSON POUR ELLE | Gravada cá em casa. É mesmo verdade: quando cantas uma canção francesa, a vida fica melhor. Voz e todos os instrumentos gravados por mim.
A Andreia Fontes gravou os coros. (oiçam com phones. fica muito melhor!)
CLICAR NA IMAGEM PARA OUVIR

https://www.youtube.com/watch?v=hJKb7Lcbn-s
ALL THE WORLD IS GREEN | Por Carlos Acciaioli de Gouveia, voz e todos os instrumentos. "ALL THE WORLD IS GREEN" é uma canção original de Kathleen Brennan e Tom Waits e parece-me ser uma espécie de legenda para estes tempos de confinamento. Gravado cá em casa em Abril de 2020, em plena pandemia!
(oiçam com phones e aproveitam mais detalhes)
CLICAR NA IMAGEM PARA OUVIR
AMÉLIA DOS OLHOS DOCES | "Amélia dos olhos doces" é uma canção original com letra de Joaquim Pessoa e música de Carlos Mendes. Neste versão, gravada cá em casa, cantei e toquei todos os instrumentos (voz, guitarras, baixo, piano, outras teclas, percussão). É o que dá ficar fechado em casa por causa do maldito Corona Vírus! Gravado em Março de 2020.
CLICAR NA IMAGEM PARA OUVIR
💖💖💖
SOMEDAY | Gravado cá em casa. Em 2019 o meu amigo Pedro Leitão pediu-me que fizesse um arranjo para esta canção da sua autoria, para que servisse de banda sonora do filme português "FIRAR" de João Mestre e João Tomás. Gravámos três versões diferentes. Esta é, de longe, a que mais gosto. A canção é lindíssima e acho que este arranjo dá-lhe uma dimensão muito cinematográfica. O Pedro Leitão gravou as guitarras, a voz principal e os coros. A meu cargo ficaram o piano, os teclados, o baixo, a percussão e alguns coros. O arranjo é da minha autoria, bem como a direcção musical. Oiçam com phones porque vão aproveitar muito mais detalhes da orquestração.
Participantes:
Pedro Leitão, Carlos Acciaioli de Gouveia
CLICAR NA IMAGEM PARA OUVIR
CLICAR NA IMAGEM PARA OUVIR
💖 VIAJANTE | Gravado cá em casa. Andei anos a perseguir esta canção sem nunca conseguir uma versão minha de que gostasse. Finalmente consegui. Imortalizada por Ney Matogrosso, é um original da brasileira Teresa Tinoco, um desconhecida em Portugal. Gravei voz, guitarras, piano, teclados e percussão. Fiz o arranjo e a pós-produção audio.
Oiçam com phones, porque fica muito melhor.
CLICAR NA IMAGEM PARA OUVIR
SABOR A MI | Gravado cá em casa. Voz e todos os instrumentos gravados por mim.
"Sabor a Mi" é um dos mais famosos boleros, composto pelo mexicano Álvaro Carrillo, em 1958.
Oiçam com phones para aproveitar todos os detalhes.
CLICAR NA IMAGEM PARA OUVIR
💖
CAVATINA | Gravado cá em casa. O meu amigo José Silva Pires teve a seu cargo os solos de guitarra e de harmónica que, em boa verdade, são o mais importante nesta gravação. Eu gravei as outras guitarras, o baixo, a percussão e os teclados. O arranjo e a direcção musical também são meus. "Cavatina" foi composta em 1970 pelo inglês Stanley Myers para o tema do filme "The Walking Stick" (1970). Foi popularizada como o tema do filme "The Deer Hunter" (1978) e pela gravação em disco dos The Shadows. Curiosamente foi composta originalmente como uma peça para piano.
Oiçam com phones. Fica muito melhor.
Participantes:
José Silva Pires, Carlos Gouveia
CLICAR NA IMAGEM PARA OUVIR
THREE LITTLE BIRDS | Gravado cá em casa. Voz, coros, teclados, guitarras, baixo, percussão, arranjo, gravação pós-produção audio por Carlos Acciaioli de Gouveia. "Three Little Birds" é uma canção original de Bob Marley and The Wailers, gravado pela primeira vez em 1977, no álbum "Exodus".
Oiçam com phones para aproveitar todos os detalhes.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário. Será publicado em breve.