terça-feira, 25 de abril de 2023

LINGUAS DIFÍCEIS?

É um tema recorrente: Há línguas mais simples do que as outras? 
Há línguas mais fáceis do que as outras?

Por exemplo: os portugueses teimam em achar que o alemão é mais difícil do que o inglês, por causa da "gramática mais complicada" pelas declinações, etc. Mas tal não é verdade. De facto o inglês tem uma razão histórica para ser uma língua "mais simples" do que as suas "colegas" europeias. Sobre esse assunto estou a preparar um post que editarei mais tarde. Mas isso não significa que o inglês seja mais fácil do que o alemão. Se assim fosse as crianças inglesas começariam a falar mais cedo do que as alemãs ou, pelo menos, alcançariam o domínio avançado da língua mais cedo.

Todos os estudos sobre a matéria dizem o contrário: com todas as línguas (refiro-me às europeias, sobre as outras não emito opinião) as crianças aprendem a falar na mesma altura e chegam ao domínio avançado da língua em média ao mesmo tempo.

O que acontece é que algumas línguas são mais próximas da nossa língua materna e por isso as achamos "mais fáceis" ou "mais simples"... as outras, com regras diferentes, achamos "mais difíceis"...

Podemos ficar descansados: no campeonato da dificuldade, a língua portuguesa não perde com nenhuma! Mas também não ganha... é um empate generalizado!!!


Publicado pela primeira vez em 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Será publicado em breve.